quinta-feira, 26 de junho de 2014

Chantilly de leite Ninho... Ou a coisa mais gostosa da vida!

   Olá, tudo bem? Em meio às “obras” para a confecção do novo site, vim postar uma receitinha para todo mundo poder transformar a sua casa em confeitaria. É um recheio/cobertura super fácil de fazer, e muito versátil! E, até o momento, não teve ninguém que não tivesse gostado.
   Tudo começou quando fui à uma doceria muito famosa em São Paulo, a Sodiê. Lá eles vendem um bolo, chamado de Delícia de leite II, que é um bolo branco com recheio e cobertura de chantilly de leite Ninho e chocolate branco. Foi como se eu voltasse a ser criança em uma mordida. Minha mãe fazia aqueles saudosos docinhos de leite Ninho, que estão voltando à moda agora, e eu adorava aquilo, os chamados de “docinhos moldados”.
   E, com aquele sabor na mente, eu tinha que conseguir fazer aquilo em casa. Comecei pelo modo clássico, que vou apresentar aos mais “puristas”, que é um chantilly convencional com adição de leite ninho e açúcar baunilhado.


Ingredientes:
  • 500 mL de creme de leite fresco;
  • 6 colheres de sopa de leite Ninho
  • 2 colheres de sopa de açúcar baunilhado.


Modo de preparo:

   Mas o que afinal é açúcar baunilhado? É uma forma excelente de reaproveitar favas de baunilha. Como elas são muuito caras, aqui no Brasil, pelo menos, e continuam muito aromáticas, mesmo depois de você retirar as sementes para usar em alguma receita, basta você encher um pote, com algumas favas usadas, com açúcar, e deixar aquele aroma da baunilha passar para o açúcar. Precisa disso? Sem isso não tenho receita? Que isso, de forma alguma. Mas dá um toque bacana.
   Ah, um detalhe. Esse açúcar é diferente do "açúcar vanille", que é um pós flavorizante sabor baunilha.
   Mas, de volta ao chantilly...
   Bata, junto, o creme de leite fresco (bem gelado) com o leite ninho e o açúcar. Adicione açucar ao seu gosto. Para os diabéticos, provavelmente é possível adicionar adoçante culinário, pois ele só entra mesmo para equilibrar o doce do chantilly. Eu, particularmente, não gosto dele muito doce não.
   O importante é batê-lo até começar a fazer o “ponto de bico”. Como eu sei isso? Quando você vê que o chantilly está bem fofo, como claras em neve e, quando retira o batedor do chantilly, o pico de chantilly fica no lugar. Chegou nesse ponto, é só deixar umas boas duas a seis horas na geladeira, para que ele dê um ponto melhor para você confeitar, ok?


Agora vamos à soplução que sempre dá certo, para os confeiteiros, porque, afinal, creme de leite fresco não está disponível em qualquer lugar, é mais sensível, perecível e, mais importante, caro.
Essa versão alternativa foi montada com base em várias receitas que vejo em sites e páginas do facebook. Acaba que muita gente adora esse chantilly de leite Ninho. Como fazer? Vamos lá:

Ingredientes:

  • 1 caixa de 200 mL de base para chantilly;
  • 10 colheres de sopa de leite Ninho;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 1/3 de xícara de água gelada (pode chegar a ¾, se quiser um chantilly mais molinho/suave)


Modo de preparo:

   Misture, na batedeira, a base para chantilly, o leite Ninho e o açúcar. Misture bem e comece a bater. Vai ficar uma massa bem firme em pouco tempo. Para acertar o ponto para confeitar, adicione a água gelada (pode ser leite também) aos poucos, até que o chantilly fique naquele ponto bonito de confietar, com picos firmes, porém com uma tetxura suave. Não adicione a água toda de uma vez só, senão o chantilly ficará cheio de grumos.
   Essa segunda cobertura resiste mais ao calor, você pode, se encontrar numa promoção ou não tiver como refrigerar na hora, comprar uma quantidade maior de caixinhas de base de chantilly. E até agora ela sempre deu certo. Nunca passa do ponto, ao contrário do chantilly normal, que, depois do ponto de bico, talha e vira manteiga.

Minhas sugestões?
   Use puro, com chocolate branco, misture com chocolate meio amargo, para dar contraste, recheie com geléia de frutas vermelhas ou pedaços de futas. Ou coma acompanhando morangos. Não precisa de mais nada, acredite em mim.




Então é isso. Blog em etapa final de reconstrução. Em breve teremos muitas novidades por aqui!


Espero que gostem!

45 comentários:

  1. Será que existe a possibilidade de adicionar o leite ninho ao chantily já pronto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Josiane! Você pode adicionar à ele já pronto. No entanto, fica mais fácil solubilizar o leite ninho no chantilly antes de ser batido. Minha dica é adicionar aos poucos, ok?

      Excluir
  2. vc sabe algum recheio legal com morangos sem ser que fikem batidos? queria um recheio bom e gostoso com morangos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edna! Eu recomendo a geleia caseira de morangos. fica ótima! Só que é melhor para cupcakes ou em um recheio onde você cpoloca uma camada de geleia e outra de um brigadeiro, por exemplo. Fica divino!

      Excluir
  3. Adorei o seu blog... da para aprender muito!!! Obrigada por compartilhar... :)

    ResponderExcluir
  4. Estou apaixonada por essa receita. Amo chantilly e leite ninho, os dois juntos deve ficar divino! Sõ nao entendi o que é base para chantilly. Não é creme de leite normal? O que é isso?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Giselle! Base para chantilly é aquele chantilly artificial, tipo chantyumix, ou o da Fleischman, por exemplo. O Hulalá também serve!

      Excluir
  5. Olá, primeiramente parabéns pelo trabalho, conheci ontem seu blog e já virei seguidora.
    Adorei a receita do chantilly, mas qnt ao armazenamento:
    Posso guardar por qnto tempo na geladeira? Moro em um lugar quente, ele resiste bem ao calor?
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberta! Vamos lá. Eu recomendo a refrigeração, especialmente em lugares quentes. Esse não é um recheio rico em açúcar e não é cozido. Embora o chantilly feito com a base artificial contenha estabilizantes, o leite Ninho não contém. Então (dica de microbiologista) eu recomendo a refrigeração! Ma geladeira, segura tranquilamente 4 a 7 dias. Com a fruta, essa duração diminui, se a fruta estiver fresca. Usando a geleia, eu diria cerca de 5 dias, ok?

      Abs!

      Excluir
  6. Luiz, seu blog é um arraso. Descobri-o lá no Face, depois que postou a festa uma noite em Paris. Mas bem,o que quero saber é se ele fica bem firme, pois o chantilly puro, meio que desmonta. ele ficar com uma sustentação legal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cris, tudo bem?

      Fico feliz que tenha gostado do blog!

      A maior vantagem desse chantilly é que você pode definir a firmeza dele. Quer mais firme? acrescente menos líquido. Ficou macio demais? Acrescente mais leite em pó. Ele é bem flexível, em relação a isso!

      Abraço!

      Excluir
  7. Posso adicionar corante vai atrapalhar a receita? Essa quantidade de chantilly é para um bolo de que tamanho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa! Para um bolo de 20 centímetros, uma receita dá para cobrir. Eu sempre recomendo fazer ou ter material para mais de uma, já que podemos fazer decorações que gastem mais ou menos chantilly. Tire um pouco da água ou geleia na hora de adicionar o corante, ok?

      Excluir
  8. Vc teria uma dica de brigadeiro para bolo de festa, mas o que a gente faz normalmente fica puxe demais, será que vai farinha de trigo para ficar mais macio???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Milene! Em breve reformularemos o blog e teremos muitas novidades! Vou deixar a sua dica anotada para poder fazer um post, ok? Muito obrigado por visitar o blog!

      Excluir
  9. Olá, Milene, tudo bem? Tenho sim! A receita está no blog, nesse link abaixo, ok?

    http://cientistamestrecuca.blogspot.com.br/2014/07/brigadeiro-branco-ou-uma-base-para.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem querer ser chata, mas já sendo rss...esse creme de leite é de lata?ou caixinha? Pq o de lata é mais consistente né...

      Excluir
    2. Oi, Milene! O creme de leite é o fresco, que vende em garrafinhas. Para fazer a outra opção, dá pra usar a mistura para chantilly, ok?

      Excluir
    3. muuuito obrigada Luiz Fernando...

      Excluir
  10. Olá, como faço para acrescentar o chocolate qual a quantidade para assegurada receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, alexina! Eu nunca acrescentei chocolate nessa receita. Não saberia te falar sobre quantidades de chocolate em barra. O que eu faria seria acrescentar cacau em pó, pois precisaria de uma quantidade pequena e não ficaria doce demais, ok?

      Excluir
  11. Já testei vários chantininho mas esse foi o mais TOP . Amei . Me da um trabalhinho qdo eu fazia bolos de chantilly com cores mais vivas pq a cor transfere no chantilly . Mas com esse chantininho não sofro mais com isso , perfeito o chantininho não transfere nem no chantilly . Adorei . Vc está de parabéns pela receita e pelo blog . ;)

    ResponderExcluir
  12. Olá querido, amei suas dicas, vc ta de parabéns!!! Gostaria de saber se posso colocar essência ou licor, whisky no chantininho? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu ainda não coloquei bebidas. Creio que a essência não terá problema nenhum, pois colocamos em quantidades pequenas, e eu já costumo acrescentar extrato de baunilha, para saborizar. Para licores, eu acrescentaria bem aos poucos para não interferir na textura do produto, ok?

      Excluir
  13. Olá, esse chantilly que você fala na segunda receita é o que já vem pronto? Certa vez fiz com o da fleichman, usei o leite em pó, não o leite ninho, pareceu da o ponto, mais quando fui fazer as rosas no bolo, ele foi desmontando, não deu tempo nem de completar o bolo. Desisti de tudo. Queria saber da sua opinião, qual a receita melhor para fazer aquelas rosas? Tem algum segredo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Grasiela. Desculpe pela demora. Uso sim, o pronto. Eu uso o da Amélia, geralmente, mas já usei o fleischman. Eu recomendo que, para elementos esculturais, você faça a receita sem água, inicialmente, e só vá acrescentando bem aos poucos, só pra suavizar pouca coisa.

      Excluir
  14. Oi so Quero agradecer. Fiz a segunda receita do chantininho è ficou perfeita. Sucesso garantido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Valquiria! Em breve teremos muitas novidades por aqui!

      Excluir
  15. Eu adoro chantilly mais nunca conseguia fazer, fiz um curso de confeiteiro e hoje nao so faço chantilly delicioso como muitas outras coisas inclusive ganho um bom dinheiro fazendo doces para fora...fica a dica...Grande Beijo

    ResponderExcluir
  16. Olá, gostaria de saber se posso usar para essa receita, o chantili caseiro, tipo merengue? aquele feito com calda quente.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, vou fazer essa cobertura e gostaria de como usar a chocolate branco com essa receita. Eu já comi a torta dessa confeitaria e é simplesmente divina. Por acaso vc tem a receita dessa torta? Sou fã de suas publicações. Um abraço

    ResponderExcluir
  18. Qual tipo de açúcar q usa na segunda receita? Desde já obrigada

    ResponderExcluir
  19. Qual tipo de açúcar q usa na segunda receita? Desde já obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isabella. Sempre uso o açúcar refinado normal, para essas receitas. Você pode usar um açúcar baunilhado, se quiser, para dar sabor também. É só colocar a fava de baunilha usada em caldas e cremes dentro de um pote de açúcar, e deixar aquele aroma impregnar nele. Se quiser, posso postar um tutorial. :)

      Excluir
  20. Eu adoro chantilly mais nunca conseguia fazer, fiz um curso de confeiteiro e hoje nao so faço chantilly delicioso como muitas outras coisas inclusive ganho um bom dinheiro fazendo doces para fora...fica a dica...Grande Beijo

    ResponderExcluir
  21. Olá, quero fazer um bolo para minha mãe, mas ela é diabética, posso trocar os ingredientes normais pela versão diet e light, e usar essência de baunilha em vez de favas?

    ResponderExcluir
  22. Faço essa receita também, mas com 1 leite condensado e o ninho coloco 200g,fica perfeito,bato primeiro o chantilly deixo ele firme,adiciona o leite condensado e depois o ninho

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde!
    Qual o melhor tipo de armazenamento?

    ResponderExcluir